terça-feira, 27 de março de 2012

O Protocolo De Kyoto E O Mercado De Carbono Como Oportunidades De Recursos Para A Gestão Pública: Um Estudo Exploratório Nas Instituições


Resumo.
O trabalho teve como objetivo analisar as oportunidades, recursos e perspectivas de sustentabilidade geradas pelo tratado de Kyoto, pelo emergente mercado dos créditos de carbono e mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) e as ações existentes – planejadas,
em andamento e/ou implantadas – no âmbito das organizações ambientais.
Metodologicamente, esta pesquisa tem como população as entidades de gestão pública estadual e municipal de meio ambiente da administração direta. O estudo é bibliográfico e documental com uso de roteiro e observação estruturada e considera o discurso declarado no
portal institucional das entidades.
O marco teórico contempla aspectos pertinentes aos tratado de kyoto, créditos de carbono, mecanismos de desenvolvimento limpo com base na
Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (1992). Foram pesquisados 55 sites de órgãos de meio ambiente – 27 secretarias estaduais, 27 municipais e o IBAMA.
Os resultados apontaram 12 Órgãos Estaduais com programas declarados e destes, apenas 09 mencionam Tratado de Kyoto, Mercado de Carbono ou MDL, com destaques ao Projeto Pró-Atlântica (RN) e Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PE).
Dos 27 Órgãos Municipais de meio ambiente nas capitais apenas 03 apresentaram programas e nenhum faz referência ao Tratado de Kyoto, ao Mercado de Carbono ou a MDL, cabendo destaque a Iniciativa de Ar Limpo nas Cidades de América Latina e a Campanha Internacional de Cidades na Proteção ao Clima no Rio de janeiro.
No IBAMA, foram observados 05 programas associados a ações sistemáticas para sustentabilidade, com destaque para o Programa de Controle de Emissões Veiculares e o Projeto de Prevenção e Controle de
Queimadas e Incêndios Florestais. Não se observou qualquer declaração relacionada à identificação de oportunidade ou perspectiva de obtenção de recursos para gestão pública, a partir de ações e/ou programas e associados ao Tratado de Kyoto, ao Mercado de Carbono ou a MDL.
Leia mais em : http://engema.up.edu.br/arquivos/engema/pdf/PAP0061.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa