quinta-feira, 29 de março de 2012

Crescimento dos BRICs deve desacelerar em 2012, mas continuar robusto, diz Fitch

28 de março de 2012 • 16h48Por: Equipe InfoMoney

 
SÃO PAULO - Os principais países emergentes do mundo, os BRICs (Brasil, Russia, Índia e China) devem sofrer desaceleração econômica em 2012, mas continuarão com crescimento robusto, acima da média global, avalia a agência de classificação de risco Fitch Ratings. A diminuição do crescimento global é uma das grandes ameaças para os países, sobretudo Brasil e China.
"A economia brasileira desacelerou bastante em 2011, por conta da política fiscal e monetárias mais apertadas durante o ano", afirma a agência. Segundo a instituição, a recuperação está associada ao relaxamento da política monetária e das medidas macroprudenciais tomadas anteriormente. O consumo também deverá se elevar, por conta do aumento de 14% no salário mínimo.
As dinâmicas fiscais deverão ser importantes no ano, aponta a Fitch. "Receitas podem ser inferiores ao esperado e os gastos devem ser difícieis de conter, com o aumento esperado dos investimentos públicos", diz a equipe de análise da agência. Mesmo nesse cenário, o governo brasileiro anunciou o corte de gastos de R$ 55 bilhões - 1% do PIB (Produto Interno Bruto). "É um sinal positivo de que o governo está comprometido com o superávit primário em 2012", salienta a Fitch.
Rússia, Índia e China
Na avaliação da agência, o principal parceiro comercial do Brasil, a China, deverá desacelerar em 2012, para um crescimento de "apenas" 8%. Mantida a alta inflação no país, não poderá utilizar o crédito ao consumidor como uma forma de estimular a economia do país, mantendo a moeda local desvalorizada para contornar a queda das exportações. Um dos pontos que mais afetam o gigante asiático é o alto preço do petróleo, já que a China, maior consumidora da commodity, é também a segunda maior importadora.
Quem se beneficia do alto preço do petróleo é a Rússia, segunda maior exportadora da commodity. "A queda dos preços do petróleo é o grande risco macroeconômico para o país", afirma a Fitch. Por lá, a indústria começou a recuar no final do ano, sugerindo uma desaceleração econômica mais agressiva, mas o congelamento de preços na eleição segurou a inflação - o que deve resultar no aumento dos preços na metade do ano. Mesmo assim, o banco central russo manteve as taxas de juros inalteradas no encontro de março.
Já a Índia está posicionada para aliviar a política monetária, vendo sua atividade econômica desacelerar e as pressões inflacionárias se reduzindo. "Somente um choque no preço do petróleo pode fazer com que o país volte a registrar uma reaceleração da inflação em 2012", afirma a agência. Entre indicadores "vitais" para a economia indiana, o consumo privado cresceu junto com a produção industrial, enquanto os investimentos fixos recuaram. A Fitch estima um crescimento de 7,5% em 2012 e 2013 para a economia indiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa