segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Me diga com andas e te direis quem és?

A gente tem que selecionar as amizades, para não sermos associados aquelas pessoas que vivem a margem do caminho.
Atraio e aceito tudo que a vida tem de melhor.
"Diz-me com quem andas e dirti-ei quem tu és" é uma frase bíblica.
E veja porque temos que saber em que companhia se associar:

A rã estava à beira da lagoa e o escorpião aproveitou e pediu a ranzinha uma carona para atravessar o lago, porque não sabia nadar e necessitava atravesar.
A rã disse que não levaria ele porque ele poderia picá-la, ferrá-la...E o escorpião disse: Jamais faria isso, porque você está sendo boa comigo, em ajudar-me atravessa o lago.
E aí...a rã resolveu levar o escorpião nas costas. E no meio do lago, a rã sentiu aquela picada, ferroada, e questionou ao escorpião:
- Por que você me ferrou? Agora, vai morrer eu e você também? Por que você fez isso? Vou Morrer! E o escorpião, simplesmente, respondeu: porque nasci para ferrar, picar, rãs.

Uma flor para deixar seu dia mais feliz...



____________@@ @
____________@@@__@_@@
____________@@__@@_____@
___________@@@_@__@_____@
__________@@@@_____@@___@
_________@@@@@______@@__@
________@@@@@_______@@__@
________@@@@@_______@____@
________@@@@@@_____@____@
_________@@@@@@____@____@
__________@@@@@@@@_____@
___________@@@@@@@@@@@
___________@@@@@@@@@@
_______________@@@@@@@
@@@@@@@______@@“
_@@@@@@@______@
__@@@@@@______@_@
___@@@___@____@@
___________@____@__@
_______@@@@_@___@
_____@@@@@@__@_@@
____@@@@@@@___@@
____@@@@@______@
____@@_________@
_____@_________@
_____________@_@
______________@@
______________@

A bondade é como uma flor fica bem em qualquer lugar.
As flores são excelente forma de propagação do Belo na sociedade, pois, se chegarmos a ponto de existirem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo infernal será bem grande.

fonte joão de paula
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080918044115AAvB4Gx

domingo, 19 de setembro de 2010

Reflexão

Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e varios empregados a seu serviço.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos.
O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado pôr eles. Seu pai sempre o advertia que seua amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam.
Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade,disse aos seus empregados que construíssem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres:

"Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".

Mas tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse:
-Meu filho, eu já estou velhoe quando eu partit, você tomará conta de tudo o que é meu, e sei que será seu futuro...
Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo o dinheiro com seus amigos, irá vender animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvido. É por isso que eu construir esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa que se acotecer o que eu disse, você se enforcará nela.
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
-Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido teus conselhos, mas agora é tarde demais.
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
-Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
-Ah se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz então caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes.
A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
-Essa é a sua nova chance, eu te amo muito. -Seu pai.
Nunca desperdice as palavras sábias do teu pai!!!

Do Profº de química: Aldir
Para os alunos do Cursinho(Pré-Municipal de Ananindeua-Pa) e para os demais que souberem tirar proveito desta reflexão como lição de vida!
Fonte: Maramm

sábado, 18 de setembro de 2010

Mais do que ensinar...

Tenho pensado em ti…

Nas expectativas que criei relativamente a ti, no que te posso ensinar, na forma como gostaria de fazer de ti alguém mais correcto, mais íntegro, mais bonito e adorável.

Penso nisso porque esta é a forma que encontrei de mudar o mundo.

Penso em ti porque me cabe a mim, em parte, a missão de te mostrar o que é certo e errado, o que te pode tornar mais ou menos feliz, melhor ou pior pessoa.

Penso em tudo isto porque não sei estar na vida de outra forma.

Penso… porque gosto de ti. Essa é uma verdade que me faz ter prazer em te ensinar o que me compete como professora, mas também como educadora, mulher, mãe, esposa, filha, cidadã, amiga… No fundo todas estas facetas são indissociáveis.

Acredito que a minha profissão pode ir muito mais longe que os conhecimentos que transmito e que farão de ti alguém mais competente no mundo do trabalho. Acredito que te posso mostrar um pouco do caminho para a felicidade e para a tua realização como pessoa.

Acredito igualmente que o mundo pode ser melhor se cada um de nós semear sorrisos, justiça, alegria, amizade e se afastar do que é menos positivo: as provocações, a violência, as inimizades e as injustiças.

É que nós influenciamos e construímos o mundo em que vivemos!!!

Quando vejo que os pensamentos e os sentimentos azedos tomam conta de ti e te tornam negro, observo de longe o meu fracasso.

Acredito no AMOR. Porque sei que ele resolve. Ele aproxima, adoça, alimenta a nossa alegria. Torna-nos mais justos, mais felizes, mais humanos, mais PESSOAS.

Mesmo quando nos fazem mal, é preciso virar a página e continuar a acreditar no Amor, mesmo que para isso seja necessário engolir um ou outro sapo e fazer um ou outro sacrifício. Isso só nos engrandece e nos torna mais belos.


Ana Paula Pascoal

Somos capazes

Hoje em dia a lei não permite que duas pessoas se casem sem hipótese de desfazerem o casamento. Não é possível, perante a lei, casar para sempre.

É capaz de ser complexo explicar como se chegou a este estado. Mas é bem mais fácil comprovar os efeitos que o divórcio tem tido na nossa sociedade. Nas nossas crianças, nos que cresceram desequilibrados, nas confusões mentais, na perda da segurança. Não é sem enorme prejuízo que se anula a família, a qual, por sua natureza, se fundamenta num laço inquebrável – a única coisa que permite a estabilidade indispensável à constituição de um lar e ao crescimento de novos seres. Um professor espera, mais cedo ou mais tarde, problemas num aluno cujos pais se divorciaram.

Vamos supor que a lei nos autorizava a fazer duas coisas quando estivéssemos para casar. Uma delas seria o contrato que agora existe e pode ser anulado com maior ou menos facilidade. A outra, um pacto inquebrável, que impedisse os que se casam de virem a casar mais tarde com outra pessoa qualquer, a não ser por morte do seu cônjuge.

Vamos, ainda, supor que dois jovens se amavam. Ele pedia-a em casamento e ela, naturalmente, perguntava qual das duas espécies de casamento lhe propunha ele.

Poderia ser uma situação embaraçosa, não acham?

Que responderia o meu leitor à sua bem-amada, se fosse o jovem da minha suposição? Seria capaz de lhe propor o casamento descartável? Isso não seria uma manifestação de que o seu amor não era bem… amor?

Que resposta esperaria a minha leitora, se fosse a jovem em questão? Não teria estado a sonhar com um amor para toda a vida?, com um vestido de noiva cheio de sentido?

Sucede que o amor do casamento é de tal forma que não admite meias-tintas: se existe é para sempre. Se aquilo que se entrega não é tudo, esse amor não tem a qualidade necessária para se tornar no fundamento de uma família. Não pode ser alicerce nem raiz. Não será fecundo. Dará frutos apodrecidos, como, infelizmente, temos verificado tantas vezes.

O amor não admite o cálculo. Não faz contas. O amor é louco.

“É uma loucura amar, a não ser que se ame com loucura”, dizia o velho adágio latino. Mas hoje cometemos a loucura, e a tolice, de amar sem loucura… Fazemos as nossas contas e os nossos cálculos. Avançamos as peças do nosso xadrez, mas com o cuidado de prevermos uma escapatória, para o caso de ser preciso bater em retirada.

Medo de que o casamento não corra bem?… O amor e o medo não podem andar juntos. Quem tem medo não entende nada de amor. Amar é, precisamente, não ter medo. É acreditar que se possui uma força imensa. Quem ama sabe que é também possuído e protegido pelo amor. E que, por isso, caminha noutra altura; voa por cima dos gelos, dos salpicos das ondas, das pedras aguçadas. Vai por cima de um mundo muito pequeno, nas asas um fogo, em mãos de fadas. Possui outra dimensão. Parece-lhe que quem não ama é um morto-vivo…

Somos capazes de um amor assim. Somos capazes de jogar a vida inteira no consentimento matrimonial. Somos capazes de incluir todo o nosso ser numa palavra que dizemos. E de tornar de aço essa palavra pelo tempo fora, através de todos as dificuldades.

(Paulo Geraldo)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pensamento positivo



Você acabou de descobrir que tem um problema...

Não é um problema qualquer. É um BIG problema... de saúde!

O que você faz? O que normalmente as pessoas fazem? Ficam tristes, angustiadas, inseguras, preocupadas, deprimidas... Começam a inundar a própria mente com frases de desespero, autopiedade, sentimento de impotência... Aceitam e alimentam uma posição de vítima indefesa das circunstâncias: - Por que isso foi acontecer comigo? - O que eu fiz de errado para merecer isso? - Agora só me faltava essa! - Que M... e assim vai...

O que esses pensamentos vão fazer por nós? PIORAR TUDO, simples assim.

Não importa quão cético você é. Quão "realista" você se considera. É fato comprovado que o PENSAMENTO POSITIVO é muito mais salutar do que o pensamento negativo.


- Tenho forças para superar esse desafio!


- Vou conseguir me recuperar rapidamente!


- Tenho fé no poder do meu organismo e do meu espírito para alcançar a cura!


- Não há fardo que eu não possa carregar!


- Sou MAIOR do que esse obstáculo!


- Vou superar tudo isso!


Todos esses pensamentos positivos, se verbalizados enfaticamente, com determinação, convicção e fé, podem operar verdadeiros "milagres" em nossa vidas! Já há milhares de casos que comprovam isso, no mundo todo!


Em sua própria vida, em sua própria história, se você procurar bem, vai encontrar diversos exemplos de situações difíceis em que você usou a força o PENSAMENTO POSITIVO, colocou seu foco no objetivo a ser alcançado... e você CONSEGUIU chegar lá!

Talvez aquela competição, talvez aquela prova em que você precisava da nota máxima, aquele projeto que representava um desafio enorme, aquele grande amor que parecia inatingível... E você CONSEGUIU, simplesmente porque ACREDITOU em si mesmo. E abasteceu sua mente constantemente com PENSAMENTOS POSITIVOS, pensamentos de vitória, de esperança, de AMOR!

Se você está doente agora, lembre-se todos os dias que VOCÊ TEM O PODER DE SUPERAR ISSO!


Você é MAIOR do que o problema.


SUA VIDA É MAIS IMPORTANTE do que os obstáculos.


Enriqueça seus dias, desde o primeiro momento em que você abre os olhos, com PENSAMENTOS POSITIVOS. Lembre-se de todas as coisas boas que você tem vivido até hoje, de todas as pessoas que te amam, das pessoas que você ama e que já amou, das que já te amaram. Lembre-se de todos os beijos e abraços que você deu e recebeu, de todas as palavras de carinho, dos sorrisos, das gargalhadas, das suas vitórias, suas medalhas, as lições aprendidas, a vida vivida... e DECIDA: AMO MINHA VIDA E VOU FAZER TUDO POR ELA...


Um beijo e meus votos de SAÚDE & SUCESSO, SEMPRE...


Fábio Marques - www.fabiomarques.com.br

Cidadania e Compreensão Humana



O individualismo e a cidadania de uma pessoa em uma sociedade é algo de muito debate, mas a mim deixa muito pouco a dizer. Eu me pergunto, Por que estamos aqui?

Como simples questões corriqueiras do dia-a-dia, como religião, participação social, pagamentos de impostos, leis e obrigações em geral, seja debatida e rebatida pelo mundo a fora em quase todos os países do globo.

Será que tememos que os erros do passado, nos deixaram escapar a verdade do interior de cada um?Seria isso?

Ou será o nosso grande e desgastante medo de um conflito interno ou externo que nos impede, acumulando simbolismo em casos que não pedem isso.

E der repente nos faz ver a verdade, mesmo quando ela se impõe imensa como uma montanha.

A verdade em muitos desses assuntos citados é afastada como um escravo fustigado de tempos em tempos, infeliz e desamparado.

E não por nenhuma sagacidade legal por parte dos governantes que muitas vezes ferem a liberdade por meio de leis, mas através do longo e poderoso braço do poder Judiciário e Executivo.

Estes não são meros casos de cidadania social, problemas raciais, pobreza e educação. O que de fato interessa é a própria natureza do homem.

O que pergunto seria mais do agrado de vocês?

Um governo que decida contra os menos favorecidos e marginalizados?

Eu acho que não. E esse é um detalhe importante.

O que muitas pessoas querem e fazem é leis que sejam decididas a todos sem exceção, mas isso é impossível, as leis judiciais são manipuláveis, são falidas e arcaicas.

Leis que seria o caso, de muitos governos ficarem orgulhosos.

Nos tempos atuais existem segmentos da sociedade que ensina não abertamente claro o seguinte pensamento: “um segmento da sociedade não prospera com o trabalho do outro, se voltarmos os olhos ao passado, para tempos remotos, tempos bíblicos a historia nos prova isso. No Éden onde duas pessoas foram criadas, até lá uma pessoa foi pronunciada subordinada a outra. A escravidão sempre esteve entre nós, não é pecado e nem imoral.”

Bem devo dizer que discordo com essas mentes “inteligentes” que defendem essa tese e alguns governantes que compartilham com essas idéias.

Afirmo que a condição natural do homem é a liberdade, a prova disso é o extremo que se vai para recuperar a liberdade, depois de perdida, um homem sem liberdade irá dizimar seus inimigos, ele tentará e tentara contra tudo e contra todos os desafios e preconceitos para voltar a ter sua liberdade de qualquer tipo.

Vejamos exemplos na historia em geral. Poucos negros, índios e amarelos foram considerados heróis pelo mundo afora, heróis de verdade. A historia é injusta, mas será que conseguimos ver como ela é realmente?

Nossas historias são de homens brancos, ingleses, franceses, alemães, português, americanos se esses heróis tivessem vivos não poderiam se levantar tal seria o peso das medalhas e honrarias.

Canções foram feitas a esses heróis, grandes autores escreveram livros a respeito deles. Essas historias são contadas e recontadas nas escolas para nossos filhos, porque nos certificamos disso, conhecem seus nomes muito bem como James Cook, Cristóvão Colombo, Cabral, Patrick Henry, Tiradentes entre outros.

Contudo se essas pessoas preconceituosas tiverem certas o que devemos fazer com esse embaraçoso e incomodo documento chamado Constituição?

O que fazemos com seus conceitos?

“... todos os homens criados iguais, direitos iguais, vida, liberdade, etc”

O que fazemos com isso?

Tenho uma modesta sugestão.

Rasgar a constituição.

Um dia desses, li um livro sobre tradições indígenas de tribos do norte das Américas, lá explicava que quando um membro da tribo se encontrava em situação que parecia não ter esperança, ele invocava seus ancestrais. Era uma Tradição!

A tribo acreditava que se pudessem invocar seus ancestrais é porque eles nunca se foram. E a sabedoria e força que eles geraram e inspiraram viriam para ajudar.

Nomes como: Jesus Cristo, São Francisco de Assis, Princesa Isabel, Papa João Paulo II, Martin Luther King, Jhon Kenneddy, Nelson Mandela, George Washington entre outros, ficaram para sempre na historia, temos resistido muito a lhes pedir ajuda, talvez temêssemos que ao fazê-lo, poderíamos reconhecer que nossa individualidade que tanto referenciamos não é totalmente nossa, talvez temêssemos que um apelo fosse confundido com fraqueza.

Chegamos à compreensão, a final que não é assim, compreendemos agora, fomos levados a compreender e abraçar a compreensão de que quem somos é quem nós fomos.

Se isso nos levar a uma guerra interior com nós mesmos, que ela venha, e que seja a ultima batalha a ser vencida.



(Ricardo de Souza)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que é o chefe ???



CHEFE, etimologicamente, é aquele que está à cabeça ou, melhor ainda, aquele que é a cabeça. A cabeça é que vê, pensa, promove a acção no interesse comum de todo o corpo.


Chefe é aquele que sabe, quer, e realiza, e também aquele que faz saber, querer e realizar.


Chefe é aquele que, sabendo, o que quer, sabe também proporcionar o esforço ao efeito que pretende obter.


Não se é chefe senão na medida em que se é capaz de fazer partilhar a qualquer grupo o ideal que se vive, levando-o a realizá-lo através de todos os obstáculos.



Decidir não custa nada; o que importa é que as decisões se volvam em acção; daí o concluir-se que para se ser chefe não basta mandar, mas há que saber escolher os homens de acção, educá-los, animá-los, ampará-los, "controlá-los".



Quando surge a hora das decisões que se hão-de tomar, das responsabilidades que se vão assumir, dos sacrifícios que se têm de suportar, onde descobrir os obreiros destas temerárias empresas, senão em naturezas superiores, impregnadas da vontade de vencer, que vêem com nitidez os únicos meios que conduzem à vitória, e que têm coragem para arriscar tudo ?! (Foch)


Compreende-se bem o sentido e a grandeza do nome "Chefe". Chefe é aquele que sabe fazer-se obedecer e ao mesmo tempo fazer-se amar. Não é aquele que impõe; mas aquele que se impõe. Para comandar homens, há que saber dar-se.



Ser chefe não é somente fazer uma obra: é sobretudo fazer homens, conquistá-los, uni-los; amá-los e ser amado por eles. Saint-Exupéry, em "Terre des Hommes", diz: "A grandeza duma função está talvez, antes de tudo, em unir os homens". A asserção é particularmente verdadeira, quando aplicada à função do chefe.



O chefe é mais que presidente. Este é por definição não um homem de pé, mas um senhor sentado que arbitra as opiniões daqueles a quem preside e consegue uma maioria preponderante. Pode ser hábil, influente; todavia, não comanda, não se trata dum chefe.



Ser chefe não consiste em dar provas de vigor, de eloquência, de audácia ou de habilidade. Ser chefe não consiste de maneira nenhuma em reunir à sua volta adesões sentimentais ou interesses. Ser chefe consiste essencialmente em saber como levar os homens a trabalhar em conjunto, em reconhecer e utilizar pelo melhor os recursos de cada um, em indicar o lugar em que este ou aquele possa render mais, em dar a todos o sentido da sua solidariedade e da sua igualdade perante a tarefa que lhes está confiada nos diferentes postos dum mesmo grupo.



O chefe não se define por sinais externos, mas por uma missão própria. Antes de tudo, chefe é aquele que tem encargo de outros.



Conhecer o homem em geral, os seus homens em particular, e a fundo os seus subordinados directos; conhecer de modo exacto os seus compromissos e respeitá-los; lembrar-se de que, na acção, actua sobre vontades e não sobre engrenagens; abrir, por consequência, horizontes largos à sua iniciativa; obter deste modo a docilidade, o zelo, o ardor em vez da passividade indiferente e mecânica; preferir à violência a disciplina voluntária; manter a subordinação dos interesses particulares ao interesse geral; levar sem desânimo as tendências centrífugas a uma coordenação fecunda - tal é a função essencial do chefe, para a qual se torna necessário e insubstituível.



O homem é um ser social, e a liberdade individual deve ser canalizada e disciplinada para o bem geral. Mas seria imprudente deixar à razão de cada membro da sociedade o cuidado de determinar o que o bem geral reclama dele, e ainda menos deixar apenas à sua boa vontade o cuidado de conformar com esse bem geral a sua conduta.


O chefe não é mais do que o mandatário do bem comum - daquele bem comum que deve interpretar, defender e realizar, ao serviço do interesse superior da comunidade e, portanto, finalmente, da pessoa de cada um.


O verdadeiro chefe reconhece-se por este sinal: basta a sua presença para levar os homens que dirige a entregarem-se por si próprios ao serviço da causa comum. Substitua-se "presença" por "lembrança", e teremos os grandes chefes.

http://lideranca.aaldeia.net/index.htm

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa