segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como mudar a pessoa com quem você vive


Utopia. Diriam os mais céticos. Uma boa ideia. Diriam os entusiastas. Uma tolice. Diriam os desiludidos. Um desafio. Diriam os corajosos. Mudar a outra pessoa parece a coisa mais difícil deste mundo. E na verdade é mesmo. Não é algo fácil, pois exige renúncia e perseverança. Mas nem por isso é algo impossível. Somos capazes de mudar qualquer tipo de gente. Tudo vai depender das técnicas utilizadas em tal processo.

Para início de conversa poderíamos questionar: mas porque mudar a outra pessoa? Eis a resposta: para torná-la melhor. Ninguém nasce pronto. Estamos em eterna construção. Muitos insistem em entregar a obra da sua vida nas mãos de artesões de “meia-sola”. E o resultado é desastroso: pessoas impulsivas, mal amadas, sem respeito pelo próximo e muitas vezes por si próprio. É justamente aí que entra o papel dos “modificadores alheios”, pessoas que se interessam pelo próximo e fazem de tudo para mudá-lo.

Deus não criou ninguém mal. A maldade é culpa da irresponsabilidade humana. Até mesmo aquela pessoa que nos parece sem conserto, tem lá suas chances de se tornar melhor. Comparando, é como um belo carro que, depois de um acidente, passa pelas mãos de um bom mecânico e volta ao seu estado anterior. A maldade desaparece da vida daquele que á amado e aceito do jeito que é.

Para mudar é preciso antes de tudo conquistar. Como é que se conquista alguém? Cobrando? Falando alto? Sendo impulsivo? Não! Conquista-se as pessoas chegando até o seu coração. Um abraço demorado. Uma acolhida calorosa ao chegar do trabalho. Um convite inesperado para uma noite diferente. É preciso descobrir o que faz a outra pessoa feliz e colocar em prática. Quando se chega ao coração é mais fácil atingir a razão e convencer alguém a mudar de vida.

De nada nos adiantaria desistir das pessoas que hoje nos dão dores de cabeça. Para os menos corajosos (ou, os que se dizem cansados de lutar) a solução seria deixar a pessoa sozinha e partir para outros mares. Mas para onde se vai, vão-se juntos os problemas. Desistir de quem quer que seja parece mais cômodo, mas não resolve a situação. O jeito é continuar acreditando no processo de mudança e investir todas as suas forças neste intento.
O outro tem jeito. Não acredite nesta história boba de “eu conheço este tipo de gente”: “ele sempre foi assim, não é agora que vai mudar”; “prefiro ficar sozinho a ter que aturar esta pessoa”. Ora, isso tudo são desculpas para desistir no meio do caminho. Ninguém está fadado a morrer com seus defeitos e, quando se quer, qualquer “tipo” de gente pode mudar. E no final despertar boas surpresas nas pessoas que não acreditavam em tal mudança.

Eu acredito que todo mundo pode mudar para melhor se assim o quiser. Mas ninguém consegue mudar sem ter ao seu lado “estimuladores de mudanças”. Sejamos estes corajosos que lançam a semente e, com paciência, vai colhendo os frutos de sua empreitada. Se no final das contas nenhum resultado animador aparecer, teremos a consciência tranquila para professar: “aquele que tentou e não conseguiu é superior aquele que nem ao menos tentou”.

Fonte:textolivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa