quarta-feira, 10 de março de 2010

Brasil e EUA podem entrar em guerra comercial

O Brasil resolveu mobilizar-se, nesta segunda-feira (08), para elevar as tarifas de importação sobre um leque grande de produtos norte-americanos. A medida pode desencadear uma guerra comercial com os Estados Unidos, conforme declarado pelo jornal Financial Times, devido a subsídios ao algodão norte-americado, após oito anos de litígios na Organização Mundial de Comércio.

A decisão entrará em vigor no próximo mês, o que deixa um período de 30 dias para possíveis negociações. O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Gary Locke, e Michel Froman, vice-assessor de Segurança Nacional para questões relativas à economia internacional, devem chegar nesta terça-feira (09) ao Brasil.

No plano brasileiro, as tarifas que sofrerão maiores elevações serão as referentes aos produtos à base de algodão. Produtos com tarifas de 6% e 35% poderão sofrer uma taxação de 100%. As tarifas sobre produtos de belezão devem dobrar de valor, indo de 18% para 36%. Sobre televisores, geladeiras e câmeras de vídeo a tarifa também irá dobrar, pssando de 20% para 40%. Os impostos para automóveis subiriam de 35% para 50%.

O Brasil tem permissão para aumentos tarifários, no valor de US$560 milhões, desde que venceu uma disputa no ano passado na OMC, Organização Mundial do Comércio. O país questionou a legalidade dos subsídios diretos dos EUA aos produtores de algodão para protegê-los das flutuações dos preços mundiais, com a possível quebra das indústrias farmacêuticas, tecnológicas e de mídia.

O Brasil poderia impor mais penalidades, em uma iniciativa chamada de "retaliação cruzada", sobre os direitos de propriedade intelectual dos Estados Unidos, com uma possível quebra de patentes das mesmas indústrias citadas acima.

“Estamos desapontados por saber que as autoridades brasileiras decidiram implementar medidas de retaliação contra o comércio dos Estados Unidos na disputa em torno do algodão no âmbito da OMC. O representante comercial dos Estados Unidos tem trabalhado no sentido de encontrar uma solução para essas questões... sem que o Brasil recorresse a retaliações, e nós continuamos a preferir uma solução negociada”, declarou o gabinete do representante comercial dos Estados Unidos em Washington.

O Brasil deixou clara a abertura para um acordo antes que as nova tarifas entrem em vigor, mas as autoridades destacaram que qualquer acordo deve ser aplicado especificamente ao algodão. Uma possibilidade seria a transferência tecnológica dos EUA para produtores brasileiros.

“A única forma de evitar que isso se transforme em um desastre é oferecer algo significativo ao Brasil”, afirmou Jon Huenemann, assessor do escritório de advocacia Miller & Chevalier.. “Existem formas potenciais de se fazer isto, mas elas exigiriam muita criatividade”.

Mudanças significativas no programa de subsídio ao algodão exigiriam modificações da legislação agrícola norte-americana, e o apoio do congresso poderia ser difícil. Atualmente, os Estados Unidos são o maior exportador de algodão do mundo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa